top of page

Garibaldi foi à Missa

Silani, Letícia, Bianca, Cleber e Carol (2016)

A atividade trabalha a partir da canção tradicional brasileira Garibaldi foi à missa, explorando criativamente o texto através de movimentos e práticas de composição musical em grupos.

Garibaldi foi à missa

 

canção tradicional brasileria

Garibaldi foi à missa

Num cavalo sem esporas

O cavalo tropeçou

Garibaldi pulou fora

 

Garibaldi foi à missa

Num cavalo sem esporas

O cavalo tropeçou

Garibaldi lá ficou

 

E viva Garibaldi

E Vitor Manoel

Comendo macarrão

Misturado com papel

Faixa etária: 5 a 8 anos

 

A turma é dividida em três grupos e cada um deles recebe uma estrofe do texto.

 

Após a leitura do texto, as crianças são orientadas a recontar a história daquela estrofe a partir de uma pequena cena de teatro. A cena é livre, explorando os materiais e o espaço disponíveis na sala de aula.

 

O professor ou professora observa as crianças no processo de criação, intervindo nos grupos apenas caso seja necessário.

 

As cenas são apresentadas aos colegas.

 

O professor ou professora orienta as crianças a buscar instrumentos e objetos disponíveis na sala, para que utilizem esses sons para contar, agora sonoramente, a história de sua estrofe.

 

Orientar as crianças para que explorem timbres variados e os ritmos sugeridos pela letra, relacionando a música com a releitura realizada corporalmente.

 

As crianças trabalham em grupos novamente e apresentam seus trabalhos, um grupo após o outro, na sequência da canção. O professor ou professora chama a atenção para a conexão entre as partes, para que as três pequenas peças juntas formem uma composição coletiva de toda a turma.

 

Para finalizar a atividade, o professor ou professora pode oreintar os estudantes na elaboração de uma partitura que descreva a composição, os instrumentos e o que mais acharem necessário.

 

Todos cantam a canção.

letra da canção

Atividade elaborada a partir do livro "Quantas músicas tem a Música? ou Algo estranho no museu!", de Teca Alencar de Brito (São Paulo, Editora Peirópolis, 2009.

Fonte da gravação: Cd que acompanha o livro "Quantas músicas tem a Música? ou Algo estranho no Museu!".

Garibaldi foi à Missa - Teca Oficina de Música
00:00 / 00:00

Material elaborado na disciplina de Didática da Música I

Revisão: Profa. Viviane Beineke

bottom of page