2015
Ilustração: Diego de los Campos
Clique para baixar a música
O tema trabalhado neste ano nas Oficinas de Música foram as muitas músicas da América Latina, passando por cantos indígenas brasileiros, a história "Mochilão Musical", criada por uma turma e que inclui três composições em grupo e também pelos ritmos do carnavalito e de um chamamé composto pelas crianças.
Nhamandu* (canto M'Bya-Guarani/Brasil)
Nhamandu é o nome de um canto-reza de reverência ao sol cantado pelo índios M'byá-Guarani do estado de São Paulo. Para esse povo o canto é um canal para entrar em contato com os espíritos da natureza, e as crianças são aquelas que podem se comunicar com eles. Ouvindo uma gravação desse canto, fomos cantando e dançando, ensaiando bastante para aprender a letra e tocar chocalhos ao mesmo tempo em que batíamos os pés no chão, em uma dança que criamos coletivamente nas aulas.
El Humahuaqueño** (Edmundo Zaldivar/Argentina)
É um carnavalito, música e dança tradicionais da região andina. Já era bailada antes da colonização pelos espanhóis, mas no século XIX recebeu influências de danças europeias. A forma atual da dança é uma expressão do sincretismo entre as culturas indígenas e dos colonizadores espanhóis. Nessa música criamos um arranjo para vozes, piano, escaleta e acompanhamento percussivo. A primeira parte da música é cantada e a segunda é instrumental. Contamos também com a participação especial do Jefferson, tocando contrabaixo acústico e flauta quena.
Clique para baixar a música
Mochilão Musical*** (história da turma com composições em grupo)
As crianças fogem de uma aula e resolvem conhecer a diversidade musical da América Latina. Essa faixa apresenta uma composição que criamos ao longo do ano, contando uma viagem imaginária. Elaboramos o roteiro da história, gravamos a sonoplastia, a narração e a trilha sonora colaborativamente. Seis músicas pequenas compõem a faixa: a música tema no estilo de uma guarânia, de música andina e, indígena; e também três composições em grupo: Um dia nos Andes, Trem indígena e A magia da natureza. E tudo acabou em pizza!
Clique para baixar a música
Ralo Abaixo** (chamamé composto pela turma)
A canção foi composta pela turma, em ritmo de chamamé, estilo tradicional de Santa Fé, Argentina. Em suas origens, o chamamé tem elementos das culturas guarani e europeia. Atualmente é muito popular também no Paraguai e nos estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, no Brasil. No primeiro semestre de 2015 estudamos e tocamos a canção Merceditas, de Ramón Sixto Ríos, um clássico do chamamé que versa sobre um amor não correspondido. Então tivemos a ideia de criar uma música em resposta à Merceditas, ou seja, uma nova canção em que Merceditas responde porque o romance não deu certo. As crianças gravaram as vozes e a percussão corporal. Tivemos também as participações especiais de Jefferson, no contrabaixo acústico e Débora Regina Pupo na sanfona.
Clique para baixar a música
Po Hamek* (canto Krenak/Brasil)
Esta é uma canção de boas-vindas cantada pelas crianças do povo indígena Krenak, no estado de Minas Gerais. O canto é acompanhado por uma dança circular característica, batendo mãos e pés alternadamente, dependendo das palavras que são cantadas. Em sala de aula, ouvimos uma gravação desta canção e, a partir dela, elaboramos o nosso próprio arranjo, criando uma paisagem sonora para a música.
Clique para baixar a música
Equipe em 2015
Acadêmicos: Anderson Marques, Jefferson Nefferkturu, Julio Victor Neves de Sousa, Mayra Gandra e Raphael Duarte Alves
Orientadoras: Camila Costa Zanetta e
Cecília Marcon Pinheiro Machado
Coordenação do projeto: Viviane Beineke
Músicos participantes
Raphael Duarte Alves (violão na faixa 1)
Anderson Marques (violão nas faixas 2 e 4 )
Jefferson Nefferkturu (contrabaixo acústico nas faixas 2 e 4 e flauta quena na faixa 2)
Débora Regina Pupo (sanfona na faixa 4)
Os arranjos foram elaborados coletivamente pelas crianças, professores e músicos participantes.
Agradecemos ao professor Daniel Zanella dos Santos pelas orientações na mixagem.
Créditos
Direção e produção musical: Julio Victor Neves de Sousa e Cecília M. Pinheiro Machado
Gravação, edição, mixagem e masterização: Julio Victor Neves de Sousa
Ilustração: Diego de los Campos
*Turma dos acadêmicos Raphael Duarte Alves e Mayra Souza Gandra
Orientadora: Camila Costa Zanetta
A fonte dos dois cantos indígenas gravados por esta turma é o livro "A Floresta Canta!", de Marga Pucci e Berenice de Almeida (São Paulo, Peirópolis, 2014).
** Turma dos acadêmicos Anderson Marques de Oliveira e Julio Victor Neves de Sousa
Orientadora: Cecília Marcon Pinheiro Machado
*** Turma dos acadêmicos Julio Victor Neves de Sousa e Jefferson Nefferkturu (Jefferson Ronnie Lopes de Jesus da Graça)
Orientadora: Cecília Marcon Pinheiro Machado